Como criar um hábito de estudos

Hábito pode ser definido como um comportamento que determina a pessoa que aprende e repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo.

Quando você o executa um hábito diversas vezes, ele passa a ocorrer de maneira automática. Por que isso é importante? Porque é justamente o que você vai usar para conseguir estudar com mais eficácia.

Hábitos acontecem porque a todo o momento o nosso cérebro está procurando maneiras de poupar esforço. O cérebro tenta transformar toda ROTINA em HÁBITO. Dessa forma o cérebro se torna mais eficiente. Pense em quantas ações você realiza e nem sequer pensa nelas, como escovar os dentes, amarrar os cadarços, pentear os cabelos. Até ações mais complexas como dirigir ou executar tarefas complicadas no trabalho.

  • Bons hábitos são aqueles que tornam sua vida mais produtiva ou saudável sem prejudicá-lo, por exemplo, o hábito de estudar todos os dias ou de exercitar-se;
  • Maus Hábitos são aqueles que te prejudicam, por exemplo, o hábito de ficar 3 horas por dia nas redes sociais ou navegando a toa na internet.

 

Por que é importante desenvolver um hábito de estudos?

É o sentimento de falta que eu sinto todas as vezes que não consigo estudar ou pelo menos ler um livro, é como se faltasse alguma coisa no meu dia.

Eu já não consigo passar longos dias sem estudar, pense nisso alongo prazo. Com o tempo isso só gera mais conhecimento.  É exatamente esse hábito que me ajuda a estudar mais e mais e é por isso que você deve desenvolver seu hábito de estudo.

A maneira mais fácil que você tem para estudar todos os dias é desenvolvendo um hábito de estudos.

Nós já vimos que hábitos são maneiras do cérebro se tornar mais eficiente. Ele alivia a preocupação de ter que pensar em todas as ações para deixar a mente livre para fluir e raciocinar.

A eficiência no cérebro é sentida todas as vezes que você começa uma sessão de estudos. Sua memória fica mais afiada, seu raciocínio mais ágil. Você não fica preso horas sobre um tema de estudos, pois as informações em seu cérebro são sempre trabalhadas, facilitando muito mais seu aprendizado.

Como desenvolver o hábito de estudos?

Um hábito de estudo eficaz possui três estágios, a deixa, a rotina e a recompensa. Vou resumir para que você entenda cada um:

  1. Deixa: É algum tipo de estimulo que faz com que seu cérebro entre no automático. É a deixa também quem define qual o tipo de hábito deve ser usado.
  2. Rotina: É a ação que você executa repetidamente. Esta ação pode ser física, mental ou emocional.
  3. Recompensa: É o que ajuda seu cérebro definir se um hábito deve ser memorizado ou não.

Colocando em prática o hábito de estudar.

Vou mostrar de maneira simplificada como você deverá prosseguir nos próximos dias para construir seu hábito de estudos.

Cronograma

Horários: Seus horários deverão ser os mesmos em sua rotina, evite trocar a hora que começa seus estudos. Esses horários também podem ser flexíveis desde que você tenha uma rotina, por exemplo, pode ser que na segunda você esteja livre das 8 as 11 horas e o resto da semana você esteja livre das 17 as 20 horas, Não tem problema desde que isso se repita nos próximos 30 dias.

Materiais de estudo: Por enquanto não se preocupe com o que estudar ou em dividir matérias, apenas comece. Você está formando aqui seu hábito de estudos. Depois que você tiver começado que vem o planejamento. Mais a frente você irá aprender a fazer um plano de estudos perfeito.

Local de estudos: Se possível tente manter seu local de estudos organizado, deixe tudo sempre nas mesmas posições, lembre-se que o hábito é reforçado quando tudo permanece igual. Deixe na mesa somente o que você vai usar para estudar. No começo será apenas um livro, isso facilitará para você.

Caso não tenha um local de estudo fixo, tenha uma bolsa ou mochila especial para estudar, nela deve ter um caderno ou folhas de anotações, o livro que você estará estudando e um estojo com lápis, canetas, marcadores, etc.

1° e 2° Semana: Estude apenas uma matéria e comece devagar, leia aos poucos entendendo cada ponto, ainda não resolva questões apenas leia e faça anotações, não tenha pressa.

3° Semana: Estude 1 matéria de 2 horas e 1 matéria de 1 hora. Nessa fase você já deverá estar lendo um pouco mais, também deverá usar as técnicas de aprendizado ativo para aprender com mais eficácia.

4° Semana: Estude 1 Matéria de 2 Horas, 2 de 1 Hora e 2 de 30 minutos. A partir de agora você já estará resolvendo questões, fazendo anotações, assistindo vídeo aula e tomando notas.

Siga essa rotina por 60 dias: Ao final de 30 dias você estará estudando uma média de 4 a 5 horas por dia. A partir desse ponto você deverá executar a mesma rotina mais 30 dias, só que dessa vez você estudará 4 a 5 horas por dia durante 30 dias, repetindo a sequencia de mesmas matérias e horários.

E se eu falhar? Pode ser que em algum dia do mês você não consiga executar sua rotina, não se culpe por isso, existem dias que são difíceis por inúmeras questões, apenas não aumente os 10 minutos do dia seguinte e continue seguindo em frente, é só aumentar um dia a mais no final de sua rotina.

Mas lembre-se de que estudar é sua prioridade, então nada vem antes, a menos que seja uma emergência real, e uma noite no bar com a galera não é uma emergência. Tenha disciplina.

Com isso você terá criado seu hábito de estudo. Ao final do 60° dia seu organismo sentirá vontade de estudar no mesmo horário que você estabeleceu, conforme você leu logo acima, você terá um anseio por estudar todos os dias.

A nossa vida é regulada pelos hábitos, são poucas pessoas que a cada dia tem uma rotina diferente, por isso usar a força desses hábitos é ótimo para aumentar seu desempenho como estudante.

Se você aplicar tudo corretamente, será um estudante preparado. Não será aquele tipo de estudante que fica sempre desesperado quando sai um edital ou tem que fazer uma prova. A melhor maneira de obter sucesso em provas e concursos é estar sempre preparado.

Aplique a partir de amanhã os passos que você aprendeu aqui, não perca tempo. Não espere começar a semana ou o próximo mês. Comece logo, quanto antes você começar, mais rápido formará seu hábito de estudos.

 

Fonte : estudar e aprender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *