Como organizar a sua rotina de estudos a distância

1. Tenha metas de estudo e organize um cronograma O primeiro passo é estabelecer uma meta de estudos diária e semanal e definir dias e horários para se dedicar à tarefa.

identifique em qual período o seu estudo rende mais  e se organizar para estudar nesses horários. “A prática de estudar um pouco aqui, um pouco ali, sem muito planejamento, acaba não dando certo porque o aluno se perde e o rendimento fica prejudicado. Eventualmente, ele até pode assistir a um vídeo curto no almoço ou no transporte público, mas precisa saber que aquilo é algo esporádico.”

2.Preparar um lugar sossegado, limpo, confortável, silencioso, com boa iluminação e materiais necessários para o estudo, como uma conexão boa à internet. Esses elementos fazem toda a diferença na capacidade de concentração e aprendizado.

3)Cursos superiores exigem do aluno um compromisso maior com o cronograma de estudos, pois, normalmente, envolvem compromissos presenciais, como a realização de provas que estão vinculadas à conclusão dos estudos. Os cursos livres geralmente não exigem interação entre professor e aluno, dando maior liberdade e autonomia para o estudante, mas, por outro lado, demandam maior comprometimento do aluno.

4)Para aproveitar ao máximo o EAD, o estudante deve ir além dos conteúdos obrigatórios, buscando leituras complementares e diferentes conteúdos sobre o assunto.

Autonomia, disciplina, maturidade, interatividade, planejamento, proatividade, capacidade de adaptação, comprometimento, flexibilidade e entrega de resultados são algumas características extremamente importantes para o melhor aproveitamento do curso a distância e muito valorizadas também no mercado de trabalho.

Fonte UOL.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *