Veja algumas dicas de como administrar o seu tempo de estudo!

Para que o tempo nos estudos seja aproveitado da melhor forma, cada um deve fazer uma autoavaliação. Conhecendo suas principais dificuldades e necessidades, por exemplo, é possível se organizar para dedicar mais tempo a esses assuntos nos estudos, sem se esquecer de trabalhar também aqueles conteúdos em que se tem maior facilidade. Confira abaixo algumas dicas da Supervisora de Carreiras do Ibmec/MG, Cynara Bastos, e obtenha sucesso na sua preparação.

  1. Identifique quais as atividades que estão fazendo você perder tempo: Para fazer esta avaliação, Cynara indica algumas perguntas valiosas que cada um pode fazer a si mesmo, a fim de estabelecer prioridades “Quais são as atividades que você faz, mas que não precisa fazer? Quais são aquelas que você faz, mas poderia contar com outra pessoa para lhe ajudar? Quais são as atividades realmente importantes? Quais são as atividades que você faz com frequência, que lhe fazem perder o seu tempo? A partir daí, defina suas prioridades e estabeleça a maneira como elas serão executadas”, analisa ela.
  2. Estabeleça prioridades: “Com tantas distrações que o mundo moderno apresenta, costuma-se priorizar coisas pouco importantes e acaba-se administrando mal o tempo”, comenta Cynara. Portanto, saber quais são as suas forças e fraquezas é fundamental para que se fique atento a elas na hora de administrar melhor o seu tempo.
  3. Organize uma agenda: Quando se estabelece uma agenda semanal, por exemplo, fica mais fácil cuidar do tempo. “Você pode criar uma agenda no Excel ou, caso prefira, pode deixar a agenda num quadro/mural ou onde achar melhor. Semanalmente coloque nesta agenda tudo aquilo que precisa ser feito”, diz Cynara. Segundo ela, a agenda semanal ajuda na organização do tempo para o caso de aparecer algum imprevisto.
  4. Tenha momentos de lazer: “Lembre-se de que não há problema algum em utilizar as redes sociais, profissionais e todos os recursos disponíveis para a interação e informação, mas é muito importante que haja disciplina nesse uso, para que não se perca o tempo precioso para outras realizações”, alerta Cynara.
  5. Faça a revisão periódicas das suas prioridades: Segundo a Especialista, tão importante quanto elaborar uma agenda é refletir sobre ela. “Permita-se um tempo, pelo menos uma vez por semana, para uma revisão dos planos. Quando se estabelece aquilo que é importante e a forma como será executado, a chance de êxito é bem maior”, conclui ela.

 

FONTE: IBMEC .

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *